Turismo
Home
A Casa do Nato
A nossa Oferta
Turismo
Actividades
Galeria de Fotos
Tarifas
Localização
Contactos

festa.jpg

O Alto Minho
 
Zona de grande riqueza paisagística, compreendendo o vale do Rio Minho, o vale do Rio Lima e o vale do Rio Cávado, com áreas protegidas e um Parque Natural (Peneda Gerês). Combina na perfeição a praia, a cidade e o campo e a serra, sendo um dos destinos preferidos de férias, tanto de portugueses como de estrangeiros.
O Minho é a região do folclore, da festa e da gastronomia. Com a chegada do Verão começam as romarias, festas, arraiais, procissões, torneios de jogos tradicionais e fogo de artifício em qualquer povoação.
 
Festas e Romarias
 
Para além das festas tradicionais de carácter religioso, entre as quais a mais importante é a romaria da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, celebram-se outras, de cariz mais profano, como os célebres arraiais minhotos - como o Santoínho e a Malafaia - e as festas alegóricas, como as desfolhadas, as matanças do porco, a festa da solha, magustos e as vindimas..
Recentemente, os festivais de música adquiriram uma grande importância, como sejam os tão celebrados Festivais de Verão, pontos de interesse obrigatório para os amantes da música moderna, destacando-se os Festivais de Vilar de Mouros e de Paredes de Coura.
 
Gastronomia
 
A gastronomia do Alto Minho é rica e variada. Nos vales do Lima, Cávado ou Minho, encontram-se iguarias de fazer crescer água na boca ao mais exigente. São exemplos da grande riqueza gastronómica o Sarrabulho, seja as papas ou o arroz, os rojões à moda do Minho, o bacalhau com broa, o cabrito assado, os enchidos, o sável com milharas, a lampreia, as pataniscas de bacalhau com arroz de feijão e grelos, a solha seca frita, as trutas do rio Coura, o polvo à Galega, entre outros requintados manjares, tudo regado com o famoso Vinho Verde, tinto ou branco.

Artesanato
 
Cerâmica, sendo famosa a Louça de Viana, tecelagem, cestaria, rendas e bordados, objectos em madeira, brinquedos, decoração, são alguns dos exemplos da arte do artesanato que se mantém fiel a uma tradição secular de qualidade, representando toda a cultura desta região. Destacam-se as famosas Contas de Viana, e outros adornos em ouro tão meticulosamente trabalhados (filigranas); o tradicional Lenço dos Namorados, carinhosamente bordados pelas meninas casadeiras, que desta forma entregavam os seus corações aos pretendentes; o Galo de Barcelos, símbolo de Portugal, e internacionalmente apreciado, e os tão apetitosos e tradicionais queijos e enchidos, fabricados segundo processos artesanais.
 
Quem visita o Alto Minho não consegue resistir a toda esta oferta, tão típica de um povo que coloca toda a sua paixão em tudo o que faz, e que está perfeitamente ao alcançe, pela excelente rede viária que estreita as povoações.

Links de interesse

Região de Turismo do Alto Minho

Louça Regional de Viana

Marinas e Portos de Abrigo

Mapa da região do Alto Minho.
Clique no mapa para ampliar.

altominho.gif

Casa do Nato, Turismo em Espaço Rural

Voltar à página inícial